domingo, 31 de outubro de 2010

Depressão, admitir é o primeiro passo.




Resolvi escrever sobre esse assunto por acreditar ser um jeito leve de lidar com tudo o que penso a respeito da depressão. Antes de prosseguir quero deixar claro que as minhas impressões e opiniões não são verdades absolutas, pelo contrário é só o meu modo de ver, viver e encarar o tema.

É muito ruim pra qualquer pessoa diagnosticada com depressão admitir essa nova realidade, muito por conta do preconceito e mito que criaram sobre o tema, fizeram à depressão parecer um bicho de sete cabeças e quando ouvimos do médico esse diagnostico parece que estamos condenados a algo eterno e não é nada disso, depressão é algo sério e é  um processo difícil sim, mas é preciso visualizar o lado positivo dessa fase também, penso que podemos encarar esse processo como uma forma de amadurecimento e porque não de auto conhecimento, já que fazemos contato com sentimentos que nem sabíamos que tínhamos. Depressão é altos e baixos, existem momentos que não vamos querer nem pensar sobre o assunto mas em outros podemos refletir e como eu disse aprender com toda essa fase que estamos passando.

Claro que não vou mentir que pra mim foi complicadíssimo aceitar e falar sobre o assunto, ainda é pra ser sincera, muito porque tenho a sensação que quando alguém diz que está depressivo logo chove o sentimento de piedade sobre ele ou pior algumas pessoas acreditam que depressão é pura frescurite, e esse julgamento é péssimo não traz nada de bom pra quem está depressivo ao contrário pode até piorar o quadro.

Poucas pessoas sabem da minha depressão, afinal de contas nem todo mundo tem bola de cristal pra adivinhar o que se passa comigo né?!rs E exatamente por não admitir às vezes passo a impressão errada pra quem está perto, simplesmente porque não consigo lidar com o turbilhão de sentimentos que estão dentro de mim naquele momento, aí é comum me chamarem de estressada ou xarope e isso me irrita além de magoar!hehe

A depressão é uma doença que altera nosso equilíbrio distorcendo assim a nossa visão do mundo, eu sei das coisas boas da vida, tenho consciência que viver é algo muito bom e que vale a pena, mas mesmo assim quando estou depressiva é impossível eu mudar de humor e opinião naquele momento. É comum nessas fases eu querer ficar quietinha, isolada, desanimada e sem vontade de fazer nada, perco o sentido de prazer de coisas que eu mesma adoro.

Nesse meu momento pensando sobre o assunto entendi que a depressão é impar pra cada pessoa, ela não pode ser generalizada como é pela maioria das pessoas, especialistas ruins e até mesmo pela mídia, vejo cada vez mais se falando de depressão de uma forma única e categórica, só quem vive essa situação sabe exatamente aonde o seu sapato aperta e quais sentimentos/ocasiões/ações contribuem pra desencadear a depressão e o seu recomeço e isso tem de ser tratado de um jeito único.

Por mais que alguns especialistas apontem e digam que antidepressivos são um excelente remédio  e o único caminho no controle dos sintomas da depressão, e realmente são bons não vou mentir que essa medicação me ajuda a me sentir bem e centrada novamente, só que não é a única solução de que preciso, afinal de contas não dá pra viver com essa medicação a minha vida inteirinha, é preciso tratar a origem e não somente os sintomas. Eu mesma sei qual é a melhor forma de amenizar meus sentimentos no auge da minha depressão como acredito que cada um que passe por isso saiba e muitas vezes afetividade e contato humano é um remédio mais do que eficaz.

A questão é que nem sempre recebemos o que precisamos ou queremos das pessoas, a maioria vive correndo e sem tempo umas pras outras, sem falar que nem sempre estamos  dispostos a estar e a se fazer presente, daí é que procuro lembrar de um sábio conselho de um guri que foi o meu primeiro grande amor: ‘O primeiro amor é o amor próprio!’ As pessoas entram e saem de nossas vidas, mais algumas delas deixam lições importantes e inesquecíveis e é nessa lição que procuro me lembrar nos momentos difíceis.

E exatamente por saber que temos que resgatar nosso amor próprio que sei o quão é importante um acompanhamento psicológico, qualquer bom especialista indicaria esse tipo de tratamento e não somente o uso de antidepressivos, a questão é que no meu caso não estou disposta a ir num psicólogo porque aí sei que vou remexer coisas profundas de minha psique que não quero nesse momento, não que eu seja uma pessoa cheia de traumas, não é nada disso, rs. Acredito muito nos tratamentos psicológicos, mas sei também que os pacientes precisam estar dispostos a encarar o tratamento, o famoso estar inteiro e não pela metade e hoje sei que estou pela metade.

Só Deus sabe o quanto é difícil e o enorme esforço que estou fazendo pra admitir isso tudo, mas dizem que admitir é o primeiro passo pra cura!rs Claro que a melhora na depressão depende quase que exclusivamente de mim mesma, é preciso se esforçar e se forçar a uma busca pra melhorar e encontrar o equilíbrio novamente. Nesses casos vale fazer o que se gosta, mesmo não tendo vontade de fazer nada, começar um livro, fazer artesanatos, exercícios físicos, trabalhar com o que se gosta, começar um blog hehe... Enfim é preciso buscar algo pra preencher nossa mente e dia a dia, eu nem tinha me tocado dessas dicas até ouvir de alguém que gosto muito, por isso digo que as pessoas ao redor desempenham um papel muito importante nesse processo.

Por isso aproveito pra fazer uns pedidos para meus amigos e pra quem me gosta: tenham mais paciência comigo, tentem ser mais carinhosos mesmo quando eu rosnar, hehe e por último quando puder ofereçam um colinho que eu aceito imediatamente!rs Claro que outras dicas medicas são importantes e necessárias, mas aí só fazendo pesquisa na net sobre assunto ou indo a um bom médico mesmo pra saber, aqui eu estou só colocando o meu ponto de vista, um olhar de dentro dos acontecimentos e do turbilhão de emoções que sinto.

Pra finalizar, não acredito que a depressão possa ser usada como escudo, nem como desculpa pra comportamentos extremos mas é algo a ser pensado e ponderado sempre, até porque existem graus mais fortes da depressão que eu nem poderia citar aqui porque desconheço completamente. É algo sério sim e deve ser tratado com tal.

Vale lembrar também pra quem está passando por esse turbilhão de emoções que a depressão é uma fase e não uma condição eterna. ;) Superar, superar e superar! :)



*****


P.S.: Quero agradecer aos queridos que estão sempre do meu lado nesses momentos, vocês são muito especiais pra mim, não vou cometer o erro de citar nomes pq poderia esquecer de alguém, mas cada um de vcs sabem quem são e como são importantes na minha vida! Obrigada por segurarem minha mão! Adoro vocês! ^^


*****


"A alma é uma borboleta... há um instante em que uma voz nos diz que chegou o momento de uma grande metamorfose...”.
Rubem Alves



4 comentários:

  1. Obrigada Lord Bondage!
    Uma honra receber seu elogio!
    Seja bem vindo!:)
    Beijos! :*

    ResponderExcluir
  2. aháaa....consegui mais um seguidor para vc ;)..virão outros tá? ;)
    Estou com vc e sabe né? meu coração tá juntinho do seu, meu colo está sempre pronto p te acolher, mas acho q já sabe disso ;) rss...q post corajoso amiga querida, vou citar no meu blog pode? tem uma passagem perfeita para o que vou postar durante a semana. Te visito todos os dias e se deixar um comentário p cada post vou acabar virando mala..rsrs..e babona ainda. Você é blogueira nata, pode acreditar ;D
    mtas bjkas bemmmm docinhas

    ResponderExcluir
  3. Nhaaa adoro você nynna! Obrigada pelo carinho de sempre tá! Claro que pode usar e abusar dos textos que encontrar aqui, sempre! Mil beijos! ^^

    ResponderExcluir