sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Leques


Adivinhem o que está de volta na moda? Sim, sãos os tão charmosos leques! rs

Tudo bem que eu sou pouco ligada às coisas que estão na moda, mas algo que acho lindíssimo desde criança são os leques, eles sempre exerceram certo fascínio em mim e exatamente por isso resolvi fazer este post! :)

Pesquisei no Wikipédia sobre os Leques, segue a baixo um pouquinho da história. 

Vários são os autores que situam o surgimento do leque quase ao mesmo tempo do surgimento do homem, e muitos são os mitos e lendas que tratam de sua origem, assim como diferentes povos se dizem responsáveis pela criação desse acessório.

Dizem que Cupido, o deus do amor, inebriado pela beleza de sua amada psique, furtou uma asa de Zéfiro, o deus do vento, para refrescar sua amada enquanto dormia. A versão chinesa atribui a Kan-Si, filha de um poderoso mandarim, a criação do leque, uma vez que, não mais suportando o calor durante um baile de máscaras, e não podendo expor seu rosto aos olhares indesejáveis, dele se serviu para abanar-se, tendo logo seu gesto imitado por outras damas do baile.

As principais civilizações desde a Antiguidade fizeram uso dele, como o Egito, Assíria, Pérsia, Índia, China, Grécia e Roma, tendo ele sido utilizado como símbolo de poder em sua essência. As ventarolas foram as primeiras a chegarem à Europa durante os séculos XII e XIII provenientes do Oriente através das Cruzadas. Porém foi apenas no século XVI, quando os portugueses trouxeram os primeiros exemplares das suas colônias da Ásia, que se iniciou de fato a moda de seu uso na Europa. Sendo assim nos séculos XVII, XVIII e XIX tornaram-se um complemento indispensável à vaidade feminina, invadindo salões e despertando paixões.

Uma frase de Madame de Stäel, uma dama da sociedade francesa, a respeito do leque:

"Há tantos modos de se servir de um leque que se pode distinguir, logo à primeira vista, uma princesa de uma condessa, uma marquesa de uma routurière. Aliás, uma dama sem leque é como um nobre sem espada."







Nenhum comentário:

Postar um comentário