terça-feira, 9 de novembro de 2010

Vale do Paraíba - Velhas Fazendas


Recentemente passeando pela net me deparei com o livro de um dos mais importantes historiadores de nosso país Sérgio Buarque de Holanda (1902 – 1982), o livro é o Vale do Paraíba – Velhas Fazendas




Inspirada pelo tema do livro decidi não somente postar algo sobre ele mas também sobre um tema que gosto muito que é a região aonde nasci e ainda moro o Vale do Paraíba, que é reduto de grandes histórias e personalidades importantes do nosso querido Brasil.

O Vale do Paraíba é uma região localizada entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, a população somadas de todas as cidades do vale corresponde a 3,3 milhões de habitantes, a região é responsável por uma parcela considerável do PIB nacional, sua industrialização se desenvolveu rapidamente no início da década de 1950. Hoje o parque industrial da região é altamente desenvolvido e alguns setores são destaques como: automobilístico, aeroespacial/aeronáutico, bélico, metal-mecânico e siderúrgico. Vale citar que o vale é o segundo maior pólo produtor de leite do país além também de produzir arroz, cultura essa introduzida a partir do século XX.

Todas essas informações são importantes hoje pra quem quer conhecer a região e seu desenvolvimento, mas um detalhe que me atraí muito é a história do Vale que conseguiu atrair prestígio político e desenvolvimento por estar ligada aos ciclos do café, todos nós brasileiros sabemos o quanto foi importante para o nosso país o cultivo desse fruto, tanto que a região do vale gozava o fato de ter sido a primeira região produtora de café do estado de São Paulo. As primeiras plantações foram feitas no final do século XVIII e sua decadência no cultivo do fruto começou no final do século XIX, nesse período a região encontrava-se estagnada diante do cenário de decadência do café e as incertezas quanto ao rumo de sua economia.

Ao relembrar o passado recente da região fica fácil entender o fascínio que as antigas fazendas produtoras de café despertam, elas foram o ponto marcante de poder e posse da época, hoje fazem parte da relíquia da região e é por admirá-las que fiquei impressionada com o livro do Sérgio Buarque de Holanda que traz não somente seus belos textos, mas também lindíssimas ilustrações do artista Tom Maia que reproduz a bico de pena algumas antigas fazendas.

E por ficar encantada com as ilustrações resolvi compartilhar algumas aqui no blog, espero que gostem! :)











Amigos que visitam o blog peço a gentileza de clicarem nas imagem para uma melhor visualização! 

Pra quem quiser saber mas sobre o trabalho de Tom Maia segue o link http://www.therezaetommaia.com.br/ .


Fontes: Wikipédia, Folha.com, Enciclopédia VP.




Nenhum comentário:

Postar um comentário